domingo, 18 de abril de 2010

TROCA QUE MARCA








Já estamos praticamente acostumados com notícias de bebês que foram trocados na maternidade. O que não se consegue mostrar é o tamanho e o grau da seqüela que marcará para sempre a vida dos pais e dos bebês envolvidos, mesmo que o fato da troca não seja esclarecido.


O que acho absurdo é que deve ser muito mais difícil trocar um bebê do que deixá-lo pertencer a quem de fato o gerou. Isto porque exige todo um trabalho, como: não ler os nomes nas pulseirinhas, ou colocar os nomes errados e etc.


Tudo está errado, mas ainda fica bem quando a família, pelo menos, recebe um bebê. O pior acontece quando decidem não entregar o bebê deixando a família de braços vazios e coração atormentado.


Você já pensou como reagiria se passasse por isso? Bom, aqui pensando com meus botões questionei: a quem recorrer? Ir à delegacia de polícia? Porém, antes disso os pais devem saber como comprovar tal troca. Então, como solicitar o exame de DNA? O que não quero pensar é como isso fora feito no passado, sem a opção do teste, as famílias eram obrigadas a viver com a eterna dúvida.


Agora, após a minha segunda experiência de maternidade fiquei atenta a um detalhe. A maternidade onde tal problema se instaura precisa ser repleta de negligência, imprudência e até mesmo imperícia. Estes configuram os fatores que caracterizam a culpa, pois para uma troca ser realizada se faz necessário que a maior parte do procedimento do nascimento, ou seja, o parto tenha sido mal gerido pela equipe médica, de enfermagem ou de ambas ao ponto do preenchimento da declaração de nascido vivo ter sido feito provavelmente errado.
A questão a ser levantada é: o que fazer?


Ouso responder. Para as trocas realizadas e comprovadas é necessário tratar as duas famílias envolvidas e tentar destrocar. Para as trocas não comprovadas não há jeito e, para que outras não ocorram é necessário reciclar todos os profissionais diretamente envolvidos com o momento do parto e transporte do bebê entre o quarto e o berçário e ainda restruturar todas as maternidades.



0 comentários:

Postar um comentário

Sinta-se livre para comentar!!!!!!!!

 
RAZÃO IDEAL | by TNB ©2010