terça-feira, 29 de junho de 2010

CRIMINALIZAR OU REGULAMENTAR?


Por que será que os baloeiros insistem em manter a tradição que oferece tanto risco para a sociedade?



Toda brincadeira, festa ou tradição que represente ameaça deve ser, no mínimo, repensada. Tenho observado o esforço da mídia em mostrar o lado perigoso do lazer da soltura de balões e, em meio a tudo isso, ouço o depoimento de baloeiros fanáticos que insistem em defender essa arte sem, no entanto, ter controle sobre a mesma.



Acho que não adianta discutir. Para quem já vivenciou os males causados pela prática de soltura de balões como eu, que a um ano e meio atrás, presenciei um acidente em um prédio residencial incendiado após ter sido atingido por um balão, deixando uma vítima fatal, não entende que não há arte nisso.



Segundo o programa Câmera Record de 28 de junho, a lei que criminaliza a soltura de balões, já completou 10 anos, mas na verdade a lei tem 12 anos, pois data do ano de 1998. Os baloeiros alegam que ao invés de criminalizar seria correto regulamentar essa prática.
Lei 9.605/98


Seção II



Dos Crimes contra a Flora



Art. 42. Fabricar, vender, transportar ou soltar balões que possam provocar incêndios nas florestas e demais formas de vegetação, em áreas urbanas ou qualquer tipo de assentamento humano:



Pena - detenção de um a três anos ou multa, ou ambas as penas cumulativamente.



Será que regulamentar significa ter controle de onde o balão vai cair, senão em uma residência, uma indústria, aeroporto ou rodovia?



Do momento que os baloeiros não se responsabilizam pelos danos que suas artes causam ou podem causar, eles não podem garantir que seu lazer prejudique o próximo, não merecem nem prerrogativa de defesa, pois são conscientes dos riscos.



É importante destacar que a lei não funciona sozinha, é necessário fiscalização e muito trabalho de inteligência, como o do Batalhão Florestal da cidade do Rio de Janeiro e do Corpo de Bombeiro de São Paulo, que apelam para que a sociedade participe desse ato denunciando os artistas incompetentes.



Os balões só poderão ser permitidos quando criarem uma espécie de chip que, ao ser colocado no mesmo, garantirá que o balão só cairia em condições seguras, apagado, sem invadir o espaço aéreo, no mar e sem atingir nenhum barquinho. Por enquanto, acho impossível!



Denúncias no Rio de Janeiro



0800-618080 ou 2253-1177.

Denunciar vale recompensa!!!!!

Lei a também

0 comentários:

Postar um comentário

Sinta-se livre para comentar!!!!!!!!

 
RAZÃO IDEAL | by TNB ©2010