quinta-feira, 15 de julho de 2010

PRIVACIDADE EM PROCESSO DE EXTINÇÃO


Hoje estourou a notícia da descoberta de uma câmera escondida (espiã) no banheiro do Colégio Liceu de Campos. Segundo a diretoria, a monitoração da escola ocorre através de 30 câmeras e ajudam muito na solução de “problemas”.

A questão principal é: está correta a instalação de câmeras de vídeo em banheiros?

Confesso a todos que sempre que tenho que usar o banheiro nos shoppings, observo se o Box sanitário em que entrei tem aquela grade de refrigeração em cima. Isso porque me ocorre que uma câmera poderia está escondida logo ali, bem acima do vaso sanitário com o objetivo de fazer vídeos cômicos e sarcásticos para ganhar público na internet.

Bem, na escola a diretora afirmou que a câmera no banheiro seria para fins de coordenação e manutenção da ordem. Eu me pergunto: mas onde é que fica o direito a privacidade?

Hoje é comum ver os famosos perderem este direito e acharmos que se trata de um fato relacionado com a fama, mas se refletirmos um pouco, todos nós temos menos privacidade nos dias de hoje e, me parece que ela poderá ser extinta até mesmo em nossas casas no futuro.

Acredito que uma escola tão tradicional poderia reunir seus mestres educadores e discutir a estratégia de educar sem privar seus alunos de direitos. O direito a privacidade, também conhecido como direito a personalidade é um novo novo Direito Civil Constitucional que todos devem gozar.

Caso contrário, é melhor abstraímos e viajarmos para a atmosfera apresentada no filme INIMIGO DE ESTADO, protagonizado por Will Smith, e experimentarmos uma situação onde ninguém mais teria sua privacidade conservada.

1 comentários:

Mr.Jones disse...

A privacidade ja ta em processo de extinçao desde que inventaram Orkut e outros. que dirá sistema de cameras. E vou falar outra coisa, um amigo meu tem um conhecido que trabalha nesse lance de sistema de segurança. E tenha a certeza que os cara pegam certos lances filmados e lançam na rede (net). abçs

16 de julho de 2010 às 16:53

Postar um comentário

Sinta-se livre para comentar!!!!!!!!

 
RAZÃO IDEAL | by TNB ©2010