domingo, 18 de julho de 2010

OLHA O CARNAVAL AÍ GENTE!


Já pensando em Carnaval, que para mim é muito mais que uma festa, farei posts aleatórios sobre esse tema para informar, discutir e refletir algumas questões interessantes com pessoas que também entendem o carnaval como uma manifestação cultural muito rica.



Primeiramente, já foi definido o calendário e o carnaval 2011 será realizado no mês de março. No Rio de Janeiro, o desfile das agremiações recreativas de escolas de samba ocorrerá nos dias 6 e 7 de março, seis escolas desfilarão em cada dia.







A Ordem de desfile então é esta:



Primeiro Dia de Desfiles (06/03/2011):





















Segundo Dia de Desfiles (07/03/2011):





















Fonte:(http://www.carnaval2011.net/)



Esta ordem de desfile foi definida por sorteio feito pela LIESA, a liga das escolas de samba do grupo especial.



Interessante ressaltar que o carnaval 2011 terá de volta ao grupo especial a São Clemente, que ganhou espaço com a queda da Unidos do Viradouro para o grupo de acesso. A União da Ilha do Governador conseguiu se manter no grupo especial.



Os Enredos



Está aberta a temporada para os compositores, artistas que constroem o samba-enredo para as escolas, mostrarem seu talento. Através do lançamento do enredo de cada uma delas, os interessados podem apresentar sua proposta de samba-enredo e concorrer. É um momento de muito trabalho, pois o samba-enredo é tão importante para a escola quanto suas fantasias e adereços, ou seja, seu cluster de argumentos para contar o enredo.



Cada escola está apresentando tal enredo, respectivamente:



Primeiro Dia de Desfiles (06/03/2011):



G.R.E.S. São Clemente: “O seu, o meu, o nosso Rio, abençoado por Deus e bonito por natureza”. Carnavalesco: Fábio Ricardo.



G.R.E.S. Imperatriz Leopoldinense: “A Imperatriz Adverte: Sambar Faz Bem à Saúde”. Carnavalesco: Max Lopes.



G.R.E.S. Mocidade Independente de Padre Miguel: ”Parábola dos Divinos Semeadores”. Carnavalesco: Cid Carvalho.



G.R.E.S. Unidos da Tijuca: “Esta noite levarei sua alma”. Carnavalesco: Paulo Barros.



G.R.E.S. Unidos de Vila Isabel: ainda não definiu oficialmente o enredo para o carnaval 2011, mas sabemos que a azul e branco contratou como carnavalesca a campeã Rosa Magalhães.



G.R.E.S. Estação Primeira de Mangueira:”O filho fiel, sempre Mangueira” (homenagem a Nelson do Cavaquinho). Carnavalescos: Mauro Quintaes e Wagner Gonçalves.







Segundo Dia de Desfiles (07/03/2011):



G.R.E.S. União da Ilha do governador: “O mistério da vida”. Carnavalesco: Alex de Souza.



G.R.E.S. Acadêmicos do Salgueiro: “O Rio no cinema”. Carnavalesco: Renato Lage.



G.R.E.S. Portela: ainda não definiu oficialmente o enredo para o carnaval 2011.



G.R.E.S. Acadêmicos do Grande Rio: "Y-Jurerê Mirim - A Encantadora Ilha das Bruxas (Um conto de Cascaes)". Carnavalesco: Cahe Rodrigues.



G.R.E.S. Unidos do Porto da Pedra: “Maria Clara Machado na Sapucaí”. Comissão de carnaval: Moisés de Carvalho, Paulo Chafin e Carlos Castro.



G.R.E.S. Beija-Flor de Nilópolis: “A simplicidade de um Rei”.Carnavalescos: Alexandre Louzada, Fran-Sérgio, Laíla, Vítor Santos e Ubiratan Silva







Espero que em 2011 recebamos mais um presente cultural através de desfiles com enredos bem desenvolvidos.






1 comentários:

Van Kosta - Butterfly Back disse...

Fantástico!!!! O povo precisa disso: um desmistificador do desconhecido, alguém que nos ensine a apreciar as coisas ao nosso redor, sem essa de que só presta o que conhecemos ou conseguimos entender. e o carnaval é meio isso: as pessoas acham que é só beber até cair, enquanto nádegas saculejantes levam os menos favorecidos ao delírio, sem nenhuma responsabilidade. Ledo engano...

18 de julho de 2010 às 19:31

Postar um comentário

Sinta-se livre para comentar!!!!!!!!

 
RAZÃO IDEAL | by TNB ©2010